"Se você pensa que bolsa é coisa de mulher, precisa rever seus conceitos. No Japão, o acessório é usado com múltiplas funções por homens, para melhorar o visual, combinar com a roupa, personificar um estilo e, é claro, carregar tudo quanto é objeto pessoal.
Os mais jovens são os principais usuários, saem às ruas com modelos que poderiam estar tranqüilamente nas mãos de suas amigas e namoradas. E as opções são infinitas. Há bolsa de mão estampada, de pendurar no ombro e até aquela que acompanharia muito melhor um vestido de noite.
Não se trata de uma tendência nova e nem de uma moda passageira: pode-se dizer que é uma questão de necessidade combinada com estilo.
Os japoneses passam o dia inteiro fora de casa, como bem abordou o editor e fotógrafo Kyoichi Tsuzuki no livro de sua autoria, Tokyo Style.
Ele diz que a cidade é o verdadeiro lar dos jovens japoneses, que passam a maior parte do dia observando lojas das grandes avenidas, bebendo nos obscuros becos repletos de bares e restaurantes ou simplesmente atravessando a cidade dentro de um trem.
A reportagem da Made in Japan andou pelas ruas de Tokyo e fotografou japoneses que circulam em Shimokitazawa e Harajuku, dois bairros freqüentados por jovens alternativos e descolados.
Como a curiosidade foi além, checou também o que os homens japoneses carregam dentro de suas bolsas.
Entre objetos bem comuns como celular e MP3, é freqüente encontrar lenços umidecidos para o rosto, hidratante, desodorante e colírio.
Uma prova de que os japoneses são muito mais vaidosos do que se imagina."
E muito mais bichas também.