terça-feira, 4 de março de 2008

Gays podem usar nome social em hospitais e postos de saúde

Do G1, em São Paulo - Medida foi reforçada em documento finalizado pelo Ministério da Saúde no mês passado. Saúde da comunidade GLBTT será discutida em conferência nacional.

O Ministério da Saúde deve reforçar a orientação aos funcionários de postos de saúde e hospitais de usar os nomes sociais de pacientes gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Ou seja, em vez de usar o nome de registro, esses pacientes podem ser identificados pela maneira como são conhecidos.

A medida já havia sido exposta na Carta dos Usuários da Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2006, e é um dos itens do documento "Saúde da População de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais", que foi elaborado pelo Governo federal, sob a coordenação do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, e ficou pronto no mês passado. "A orientação é para toda a rede, inclusive a privada", diz Ana Maria Costa, diretora do departamento.

O novo documento mostra o resultado de diversas negociações entre o governo e a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBTT). "Incluímos no documento as medidas que já foram tomadas para a inclusão desses pacientes no sistema e também colocamos a demanda. Há itens que ainda estão em discussão", afirma Ana Maria.

Esses assuntos serão discutidos nas etapas estaduais da 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que começam em março. Entre 6 e 8 de junho, deve ser realizada a Conferência Nacional GLBTT, em Brasília.

De acordo com a diretora, é necessário modificar a visão de que os problemas de saúde da população GLBTT se restringem apenas à Aids. “A saúde desta população é bem mais complexa. São freqüentes os problemas como a violência, o consumo de drogas, o alcoolismo, a depressão, a discriminação e outras situações decorrentes da exclusão social”, afirma.

***

Depois trocam o prontuário da "Sra. Shirley" pra retirada de cisto, tiram uma bola do cara, e aí quero ver processo rolando.